Tour do UMM Club. O espírito da UMM está vivo e com boa saúde - Motivo Automóvel

2021-11-16 15:11:20 By : Ms. sales xinyue

Recarga No modo Recarga, você está reduzindo sua pegada ecológica. Obrigado por economizar energia para o que é mais importante. Uma iniciativa x

Estamos economizando energia para o que é mais importante.

O UMM Club lançou o desafio e nós respondemos. O resumo de um dia aos comandos de uma UMM Alter II em Vale de Santarém no 16º aniversário do Clube UMM.

92 UMM para todos os gostos e 255 adeptos de todos os cantos de Portugal e até de outras partes do mundo, como Espanha, França e Inglaterra, reuniram-se no passado dia 6 de novembro na Estação Zootécnica Nacional, em Santarém, para celebrar os 16 anos da UMM Club.

Uma ótima maneira de passar o dia, mesmo que tenha sido um longo dia. Para nós (o meu pai e eu) e a UMM Alter II da Razão Automóvel, começou muito cedo, às 6h25 da manhã na 2ª Circular. Ponto de encontro dos adeptos da marca nacional a caminho de Lisboa ao Vale de Santarém.

Não tínhamos certeza do que iríamos encontrar, mas rapidamente nos sentimos 'em casa'.

Bastou uma troca de «saudações» e algumas palavras de apreço pelo excelente exemplar que trouxemos. Mesmo assim, não “nos livramos” de ouvir o comentário jocoso de que “viemos de tênis lustrados”, gíria para quem tem uma cópia (talvez) “limpa” demais, mas sem isso significar que não está pronta para ser colocado à prova.

Com a caravana organizada, definimos o percurso em direcção ao Vale de Santarém, que consistia em fazer o percurso mais curto possível na auto-estrada e aí continuamos a velocidade de cruzeiro… a modestos 80 km / h.

A meio caminho pelas terras do Ribatejo, a caravana de Lisboa juntou-se à caravana de Lisboa, incluindo um grande UMM Cournil… com um tom provocador - a placa com a frase “Saca GR's” era bem visível. que ele exibiu na frente dele.

Quando chegámos à entrada da Estação Zootécnica Nacional, dando-nos as boas-vindas, havia mais um veículo cheio de carisma e (sem dúvida) um toque pessoal: o UMM “Hello Kitty”. Personalizado estritamente pelo seu proprietário, tinha também a função de encaminhar os participantes para a “paragem” do UMM que aí se reunia.

Já eram mais de 40 exemplares à nossa espera, prevendo casa cheia num dia em que até o sol teimava em estar presente num céu claro e sem nuvens - o dia prometido.

Antes do início das “hostilidades”, os organizadores do evento, Clube UMM e Vale do UMM, deram as boas-vindas à crescente caravana com um cocktail e produtos regionais, com destaque para os tradicionais Pampilhos, cortesia dos locais.

Check-in, kit de boas-vindas recebido, mas ainda tivemos que esperar um pouco mais pelo briefing, pois mais e mais UMM continuavam chegando.

Alguns deles com famílias inteiras, onde não faltaram participantes de “uma mão e meia” que também causaram espanto, sobretudo quando um deles exibiu um pequeno UMM de telecomando engenhosamente criado para o efeito.

Com os 255 participantes reunidos e o briefing realizado, era hora de fazer o road-book e colocar as máquinas em movimento.

Saímos do Vale de Santarém num longo desfile, onde foi possível ver o UMM para todos os gostos, orgulhosamente expostos pelos seus proprietários, do mais original ao mais radical - foi lançado mais um tour da família UMM.

A primeira paragem marcou o momento de começar a mostrar que este encontro da UMM não se destinava apenas a “caminhar”, mas também a demonstrar as capacidades de todo o terreno português.

Nas primeiras subidas técnicas na areia que fizeram parte do percurso, bastou dar um passo, sob o olhar de centenas de pessoas - e vestidas com as cores das Nações Unidas - para mostrar a verdadeira corrida da UMM. Superado o obstáculo, outros o seguiram rapidamente, repetindo a façanha. Que venha o próximo desafio ...

No trajeto seguinte, acabei trocando de carro e “dando um passeio” de um ex-soldado da paz, ex-integrante do Corpo de Bombeiros Voluntários do Cete.

Trata-se de um exemplar inusitado e certamente raro: uma pick-up UMM com apenas dois assentos que, apesar de já ter se “aposentado” de sua missão de soldado da paz, agora atende seu dono no campo, principalmente carregando lenha - um UMM nunca “ morre ”, renasce ao encontrar um novo dono.

Como esperado, não faltaram imprevistos neste UMM Club Tour.

A caravana teve que se dividir após uma paralisação forçada de um Intercooler Alter Turbo da UMM que atacou. Uma oportunidade para o camaradagem desta comunidade falar mais alto e o facto é que, nesta caravana, ninguém ficou para trás.

Hora de repor as energias com um reforço tardio servido nas instalações da Sociedade Recreativa e Operária local. Uma boa sopa de pedras e um bife "carregaram as baterias" o suficiente para a segunda parte do passeio, onde mais surpresas eram esperadas.

Na saída, recebemos a segunda parte do road-book que indicava a tão esperada pista de lama e a pista radical - hora de colocar a resistência e confiabilidade de todos os terrenos nacionais à prova.

Dirija às quatro, sempre ligado, por vezes com necessidade de usar caixa de velocidades, o nosso Alter II, com o Rui Pires (o meu pai) nos comandos e o Hugo Neves na navegação, foi passando aos poucos todos os obstáculos com distinção. De caminhos na lama a túneis cheios de água ou subidas e descidas íngremes.

Tanto o UMM Club como o UMM Valley estão de parabéns pelo percurso escolhido, que foi muito apreciado. O apoio constante e a excelente organização ao longo do evento também merecem destaque; eles eram simplesmente implacáveis.

A pista de lama foi, sem dúvida, o ponto alto do tour, proporcionando momentos únicos de camaradagem e adrenalina, promovendo o convívio entre todos numa tarde que já foi longa e repleta de bons momentos.

Aqui foi tempo de tirar mais algumas boas fotos, testar a capacidade das «máquinas» e a destreza dos pilotos - uma parte mais feliz para uns do que para outros, mas quem está envolvido nestas lutas já sabe o que vem a seguir.

Entre grandes “atascansos” e passagens quase em marcha lenta, vimos que o UMM ainda está muito vivo e com boa saúde.

Mais uma vez, algo inesperado aconteceu, mas deu a oportunidade de testemunhar o domínio de um dos mais carismáticos mecânicos da UMM, o veterano Silvino Alves.

Um imprevisto que envolveu o UMM do presidente do UMM Clube, Norberto Liberato, quando, inadvertidamente, tinha a alavanca das mudanças, partida (na base), na mão.

Silvino Alves não demorou a encontrar a solução para o substituir, utilizando um alicate de design que acabou por encaixar perfeitamente e permitiu a Norberto Liberato continuar a assistir ao evento e fazer com que o seu UMM conseguisse regressar a Lisboa.

O dia já estava longo e a luz do sol já estava sumindo. Caminhamos para o último ponto do road-book, o local onde seria servido o «almoço» tardio e onde, mais uma vez, seriam partilhados os bons momentos do dia e algumas outras histórias de veteranos nestas lutas.

Antes de cortar o bolo de aniversário - afinal, o Clube UMM comemorou 16 anos de vida - ainda havia espaço para os discursos tradicionais, a entrega de lembranças e até o sorteio de alguns presentes, fechando com floreio mais um aniversário do Clube UMM.

Era altura de se despedir e de agradecer a Norberto Liberato, Presidente do Clube UMM, pela excelente recepção, e a toda a organização em geral pelo excelente trabalho realizado: Obrigado por tudo e “até Bragança”.